domingo, 7 de junho de 2009

Bolsa Família revisa estimativa para ampliar atendimento em Itabuna.

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, recebeu, quinta-feira, 4, a Secretária Nacional de Renda de Cidadania Substituta, Camile Mesquita e a Coordenadora Geral de Gestão do Cadastro Único, Ana Gabriela Sambiase, do Ministério do Desenvolvimento Social, que vieram a Itabuna com o objetivo de realizar uma revisão da estimativa de famílias pobres com o perfil do Programa Bolsa Família e apoiar o processo cadastral que está sendo realizado pelo município, além de conhecer as estratégias utilizadas para que os beneficiados tenham outras inserções sociais.
Também participaram do encontro o Secretário de Assistência Social do município, José Antônio Formigli Rebouças, a Assessora de Acompanhamento de Programas Externos, Marina Silva, Diretor de Combate à Pobreza do município, Márcio Abreu e o Chefe de Divisão de Programa Municipal da Bolsa Renda, Alisson Silva.
A representante da Secretaria Nacional de Renda destacou que o processo cadastral é uma ferramenta de trabalho para o Governo Federal e para o município, que tem no cadastro único o mapeamento das famílias pobres de Itabuna, podendo ser utilizado para a realização de outras políticas sociais implantadas na cidade. Camile acentuou que esse processo é uma ação importante, já que 20.000 famílias são beneficiadas em Itabuna e destas 3.000 precisam ter ser cadastros atualizados. Ana Gabriela complementou a necessidade das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde trabalharem de maneira integrada para obter resultados mais eficazes.
Em relação à integração, o prefeito ressaltou a implantação da Secretaria de Planejamento e Tecnologia, que está criando um banco de dados para subsidiar as ações desenvolvidas pelas secretarias, o que promove a integração dos diversos setores tendo como base a Secretaria de Planejamento que tem a função de identificar os dados para elaborar os projetos e também observar se as metas de cada programa estão sendo atingidas. Ele ainda acrescentou que essa visita das representantes do Ministério do Desenvolvimento Social possibilita o aperfeiçoamento dos trabalhos sociais.
Para o Secretário de Assistência Social, a visita demonstra a vontade de conhecer o trabalho desenvolvido no município e disponibiliza mais informações para que as atividades sejam promovidas de modo mais adequado. “O contato com o Ministério abre caminhos e oportunidades para que possamos conseguir ainda mais orientações e recursos para o nosso trabalho social” concluiu.
A Secretaria de Assistência Social irá capacitar os funcionários responsáveis pelo recadastramento, no período de 16 a 19 de junho, com o apoio do Governo do Estado. No primeiro momento, as representantes do Ministério observaram a situação cadastral e os aspectos gerais do Bolsa Família no município e na sexta-feira, 05, está agendado a apresentação dos projetos desenvolvidos e implementados para as famílias beneficiadas, ações de gestão que o município vem implantando para a focalização desse programa de transferência de renda.

AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: