Fechar ruas não pode...


Depois de uma série de reuniões entre representantes do 15º Batalhão da Polícia Militar, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Vara da infância e da Juventude, além das secretarias de Transporte e Trânsito e da Indústria, Comércio e Turismo, a Prefeitura de Itabuna suspendeu as autorizações para fechamento de ruas para eventos particulares. A única exceção será para os arraiais juninos nos bairros, no período do São João.

A decisão foi anunciada pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy. Segundo ele, a medida decorre do atendimento a uma série de reclamações de moradores prejudicados por esse tipo de evento. “São eventos em locais inadequados, que modificam o trafego em áreas movimentadas, geram lixo, sujeira e também registram problemas com a violência urbana”.

Ele ressalta ainda que a discussão foi amadurecida de forma consensual, após uma série de encontros com autoridades da área de segurança. Anuncia que na próxima quinta-feira, dia 29, será realizada uma reunião com a PM, Bombeiros, Crea, Guarda Municipal, Settran e do Juizado da Infância e Adolescência, quando será discutida a regulamentação de shows e eventos em ambientes privados.

Pela proposta em estudo, a concessão de alvarás ficará condicionada não apenas recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), como também às inspeções relativas à segurança para o público e dos demais participantes, com avaliação das condições das instalações, equipamentos e acessos.