Itabuna realiza caminhada em prol da universidade federal


O Comitê em Defesa da Universidade Federal do Sul da Bahia realiza, na próxima segunda-feira (30), a partir das 8 horas, em Itabuna, uma grande caminhada de mobilização. O ato terá início na Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) e vai ser encerrado na altura da Praça Adami, depois de percorrer um trecho da Avenida do Cinquentenário.

A campanha pela implantação da Ufsulba conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, já que o prefeito Capitão Azevedo vê no incremento do ensino público superior um dos caminhos para “superar desigualdades históricas e fomentar oportunidades para todos em nossa região”.

Azevedo salienta que a Universidade Federal da Bahia, cuja sede poderá ser em Itabuna, é um empreendimento que interessa não apenas ao município. “É algo de âmbito regional, que muito significará para o sul da Bahia, num momento em que nos preparamos para receber investimentos importantes, como o Porto Sul”, enfatiza. O prefeito afirma que o desenvolvimento regional vai implicar na necessidade de formação de mão-de-obra qualificada e especializada.

O vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) tem encampado a mobilização pela Ufsulba, contando com o apoio de integrantes da bancada baiana na Câmara dos Deputados e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). Nas últimas semanas, o parlamentar esteve em diversos municípios, apresentando a proposta da universidade federal.