Itabuna será iluminada de azul no Mutirão do Diabético...


Transformar Itabuna em cidade-modelo na prevenção e tratamento do diabetes, integrando o município a uma campanha em nível mundial, com a participação de 181 países. Esses são os principais objetivos do 5º Mutirão do Diabético, que será realizado no próximo dia 14 de novembro e que está inserido no Dia Mundial do Diabetes, cujo tema deste ano é “Compreender para controlar”. Iniciado em 2004, o projeto coordenado pelo oftalmologista Rafael Andrade, idealizador do Centro Avançado de Retina e Vítreo, é promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio, em parceria com a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), Prefeitura de Itabuna/Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Unimed.

“O Mutirão do Diabético vem sendo de grande valia para o sucesso do programa inovador no Estado, já consolidado como uma das principais campanhas de saúde pública do Norte Nordeste em Diabetes”, afirma Rafael Andrade. Itabuna presta assistência médica a uma população de aproximadamente um milhão de pessoas, abrangendo as regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia. “Sabendo-se que a estimativa é que cerca de 8% da população entre 30 e 69 anos é formada por diabéticos, temos um quadro de mais de 80 mil pessoas com a doença no universo de mais de 1 milhão de pessoas que têm Itabuna como um polo importante de serviços em saúde no interior da Bahia, diz o oftalmologista.

Feira de Saúde – No Mutirão do Diabético, o paciente não necessita marcar consulta. Todos que comparecem são atendidos e a expectativa é de que 1.500 diabéticos se beneficiem da ação. Para esse trabalho, será formada uma equipe multiprofissional, integrada por médicos - oftalmologistas com especialidade em retina, endocrinologistas, angiologistas, nefrologistas, enfermeiras, universitários e auxiliares de enfermagem. Os participantes realizarão exame do fundo de olho e, a depender da gravidade da retinopatia diabética, serão submetidos imediatamente a tratamento a laser. Haverá ainda exame do pé diabético e avaliação renal e da pressão arterial.

Uma Feira de Saúde será instalada no mutirão, dando ênfase à educação e orientação em diabetes, com atividades educativas, distribuição de material informativo, entretenimento, orientação física e nutricional, além de aferição da pressão arterial e da glicemia. A Feira da Saúde será realizada das 9 às 15 horas, na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital de Olhos Beira Rio, com um minipalco para a apresentação de palestras, depoimentos de diabéticos e profissionais da saúde, além de exibições artísticas. “Nós estamos muito felizes em participar dessa iniciativa, dada a importância de ampliar o conhecimento sobre os sintomas, a identificação precoce e o tratamento adequado do diabetes”, atesta o secretário municipal de Saúde, Antônio Vieira.

LUZ AZUL

A International Diabetes Federation (IDF) e a Organização Mundial de Saúde (ONU) abraçaram a campanha do Dia Mundial do Diabético em todo o mundo e uma das ações marcantes é iluminar com luz azul, na noite de 14 de novembro, pelo menos 500 monumentos-ícones em todo o mundo, como é o caso do Cristo Redentor, que já foi em iluminado em 2007 e 2008, o que novamente vai acontecer este ano. Também pretendem chegar a 500 mil casas e entidades particulares. “Nós aderimos a essa ação aqui em Itabuna e vamos iluminar residências, prédios comerciais e espaços públicos, mostrando que a comunidade está engajada nessa campanha importante”, destaca Rafael Andrade.

O Mutirão deverá atuar como um fator desencadeante de atendimento à saúde ocular do diabético, criando uma sistemática que estabeleça um vínculo dos serviços de saúde já existentes, com o Plano Nacional de Assistência à Diabetes do Ministério da Saúde e a possibilidade de implementação de outras políticas de saúde que realmente transformem nossa cidade em um exemplo para o País no combate ao Diabetes.