Mais de 660 estudantes da FTC participam do Enade


No próximo domingo, dia 8 de novembro, um total de 663 estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna estará participando do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2009), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Este ano, a avaliação tem despertado o interesse de todos os acadêmicos ingressantes e concluintes de 09 cursos oferecidos pela Faculdade. As provas para os alunos da FTC, segundo divulgou o MEC, serão aplicadas a partir das 13 horas (horário de Brasília e 12 horas no horário local), em colégios de Itabuna.

Visando orientar os estudantes, coordenadores de cursos quanto aos procedimentos para participar do Enade, a FTC realizou durante todo o mês de outubro uma série de atividades, a exemplo de seminário e ciclo de bates, ofcando a importância e a repercussão do Exame na vida acadêmica (colação de grau e obtenção do diploma) e para o currículo e carreira profissional, (concessão de bolsas de estudo, estágio, visão do mercado, obtenção de financiamento do FIES), bem como à sua influência no desenvolvimento institucional.

Durante os encontros do ciclo de palestras, a Diretoria Acadêmica e Comissão Própria de Avaliação (CPA) discutiu temas relevantes em cada curso e atualização de conteúdos, tendo em vista a rápida transformação do conhecimento, impondo uma constante atualização. A diretora Acadêmica, professora Raildes Pereira, lembra que o último Enade voltado para estes cursos foi realizado em 2006.

“Isto é importante para justificar a atualização dos conteúdos, a exemplo do cursos de Direito que vem passando por profundas alterações em seus institutos e legislação, notadamente nos Códigos de Processo Civil, Penal e Processo Penal dentre outros, muitas mudanças já neste ano”, observa. A diretora acrescenta que os demais cursos também passaram por transformações que incitam o debate.

Encerrando as atividades de debate, o professor Lindomar Coutinho da Silva durante o Seminário, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, ministrou a oficina temática “Raciocínio Lógico, Leitura e Interpretação Textual”. Além disso, os estudantes também tiveram a oportunidade de discutirem os exames anteriores, revendo conteúdos e debatendo o questionário socioeconômico.

Espaço Enade

Com o objetivo de propiciar um acompanhamento permanente ao estudante, a FTC também montou o Espaço Enade, com plantão dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos três turnos. No local foram instalados computadores onde os estudantes puderam acessar o site do INEP e tirar suas dúvidas, atualizar as informações e encaminhar solicitações referentes ao Exame.