Prefeitura desobstrui ribeirão no bairro Nova Califórnia...

O assoreamento do ribeirão existente no bairro Nova Califórnia era um problema que vinha se arrastando há mais de 12 anos, inclusive interferindo no direito de ir e vir das pessoas que residem na Rua Nestor Passos e nas fazendas próximas ao local. Desde segunda-feira (8), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Itabuna começou a acabar com esse transtorno, colocando homens e máquinas para desobstruir o córrego.

Segundo o secretário Fernando Vita, a perda de profundidade do ribeirão é resultado da poluição causada pelo constante despejo de lixo. Para solucionar o problema, a Sedur está utilizando uma escavadeira hidráulica e caminhões basculantes, retirando todo o lixo numa extensão de 300 metros, além de corrigir outros 250 metros onde o curso de água havia sido desviado por conta do acumulo de garrafas pet, entulhos e restos de matérias de construção. “Com as chuvas, o problema se agravava porque, não tendo como seguir normalmente, o ribeirão transbordava, invadindo uma boa extensão da Rua Nestor Passos, impedindo a passagem de pedestres e danificando veículos”, relata o secretário.

Moradora de uma fazenda próxima ao local, a dona de casa Maria de Fátima Fernandes Souza lembra o sofrimento que era ter de atravessar por entre o esgoto para levar as filhas à escola. “Por conta desse problema, a escola que ficava aqui perto teve que ser fechada e as aulas foram transferidas para outro prédio no bairro Nova Califórnia”, conta Dona Maria.

Além da limpeza do ribeirão, o trabalho da Sedur será concluído com a implantação de manilhas de 100 cm no trecho que fica nas imediações da Rua Nestor Passos, bem como o encascalhamento e nivelamento da via em até 8 cm. A Escola Santo Antônio do Carmo, que funcionava no local, há dois meses foi transferida para outras instalações.