Atletas itabunenses participam da São Silvestre em São Paulo

A Associação Itabunense de Atletismo (AIA) está enviando nove atletas para a 85º Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. São três mulheres e seis homens que estarão representando o município num dos maiores eventos esportivos do país, com a participação de mais de 20 mil atletas.

Esta não é a primeira vez que os itabunenses representam a cidade na corrida. Em 2005, os atletas Nilton Santos, Itamar Lira, José Raimundo, Pedro Sebastião e Antônio Carlos conquistaram um dos melhores resultados por equipe, classificando-se em oitavo lugar, contra as 290 representações que participaram do evento.

Os itabunenses viajam no próximo sábado (26) e contam com o apoio da Secretaria de Esporte, que forneceu passagens, e da BV Financeira, responsável pela doação de todo o material (kit completo de roupas e tênis). A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o comércio local e amigos dos atletas também ajudaram a equipe, segundo confirmou o presidente da Associação, Marcelo Marques.

Ele lembra que as despesas com viagens são muitas altas e, se não fosse a participação de pessoas e empresas solidárias e amigas, seria impossível a participação dos atletas em competições fora da cidade.

O diretor da AIA avalia ainda que 2009 foi um ano bom para o esporte de uma forma geral, com a realização de importantes eventos na cidade, e a participação do atletismo em diversas competições e a conquista de títulos, a exemplo de Marly Xavier, que é uma das melhores atletas da Bahia, na faixa etária dos 45 anos. Na São Silvestre, ela já conquistou o primeiro lugar em sua categoria. Itabuna tem ainda como representantes Eliene Soares, que já ficou em segundo lugar na categoria de 35 anos, e Pedro das Medalhas, que já conquistou a quarta colocação entre os atletas de 50 anos.