Itabuna Distribui Capas Para Reservatório de Água...

Agentes municipais de combate a endemias estão nos bairros de Itabuna, fazendo a distribuição de milhares capas para reservatórios de água. As mais de 5 mil coberturas foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado e a prioridade está sendo conferida aos bairros com maior índice de infestação predial por focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nesta terça-feira (08), os agentes se encontravam nos bairros Daniel Gomes e Pedro Jerônimo. Milhares de caixas d’água já foram cobertas nos últimos dez dias, em uma ação considerada fundamental para diminuir os riscos de que a cidade venha a enfrentar nova epidemia de dengue neste verão.


Segundo o coordenador das ações de combate à dengue, Sandovaldo Menezes, o município está viabilizando, junto a empresas de Itabuna, a doação de mais 30 mil capas para cobrir tanques com capacidade superior a 1 mil litros.”É que as capas fornecidas pela Sesab não servem para caixas d’água acima dessa capacidade”, esclarece. Vários empresários já se comprometeram a doar o material.


No bairro Maria Pinheiro, o de maior incidência de focos, mais de 75% dos reservatórios já foram cobertos. Esse trabalho será feito em todas as comunidades, uma vez que já ficou constatado que mais de 90% dos criadouros do Aedes aegypti são encontrados no interior das residências e têm a ver com o armazenamento incorreto da água.


“Caixa d’água destampada é um prato cheio para o mosquito da dengue e ninguém pode cometer esse descuido”, afirma o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira. A Prefeitura encaminhará um projeto à Câmara de Vereadores, para que os proprietários de imóveis com focos de dengue sejam advertidos e, em caso de reincidência, multados.