Itabuna se mobilizou na I Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, que está incluso na campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, a Prefeitura de Itabuna realizou, na sexta-feira (27), a I Caminhada Municipal visando mobilizar a sociedade civil organizada, as instituições da rede de movimentos de mulheres e órgãos públicos.

Com o slogan “Violência Contra a Mulher em Itabuna, Não”, a caminhada, que percorreu a Avenida Cinquentenário, teve o objetivo de fortalecer a rede de atendimento e a participação no processo de enfrentamento pelo fim da violência contra a mulher em Itabuna.

Segundo a chefe de Divisão de Combate a Violência Contra a Mulher, Alzira Marques, houve uma diminuição de 185 ocorrências policiais registradas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) que, juntamente com a Divisão, vem realizando um trabalho que inclui palestras, eventos, campanhas, mutirões e buscando políticas públicas para garantir os direitos das mulheres.

A.M.F, vítima de abuso psicológico e agressão física, afirmou que recebeu o apoio da Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, através da qual foi orientada sobre todos os procedimentos necessários para realizar a denúncia. Foi ainda encaminhada para Deam e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), onde tem assistência psicológica. “Hoje fiz questão de participar da caminhada, porque é importante alerta a sociedade sobre esta forma de violência. Já estou tendo toda assistência, mas tem muita mulher que ainda fica com medo de denunciar”, disse A.M.F.