Novas ações vão intensificar o combate à dengue em Itabuna


Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das ações de combate à dengue, o coordenador nacional desta área no Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, esteve em Itabuna, onde se reuniu com o prefeito Capitão Azevedo e o vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira. Também participaram do encontro, realizado na terça-feira (15), no Hotel Tarik, representantes da 7ª Dires, Ministério Público e Conselho Municipal de Saúde.

Durante o evento, foram estabelecidos alguns critérios para o fortalecimento das intervenções que já vêm sendo realizadas pelo município. Neste sentido, serão encaminhados profissionais para a capacitação de médicos e enfermeiros, além da equipe de controle de vetores. Outra medida relevante para o combate será o treinamento e supervisão para o uso do larvicida. Além de incrementar a agenda de trabalho com novas estratégias que promovam o aperfeiçoamento das ações.

Azevedo ressaltou que, para a redução do índice de infestação, um conjunto de ações está sendo executada pela equipe da Secretaria da Saúde, que tem contado com o apoio das demais secretarias, num trabalho integrado. “Estamos realizando a limpeza dos canais com recursos e maquinário próprios, já solicitamos o apoio do Estado, porque precisamos de outro tipo de máquina para que o trabalho seja completo”, apontou o prefeito. Além disso, ele ressaltou que o carnaval foi cancelado, visando a concentração de esforços no trabalho contra o Aedes aegypti.

“Além da limpeza de canais, vários bairros de Itabuna estão recebendo todo o sistema de saneamento básico, que é uma medida importante que melhora a qualidade de vida da população. Estamos também intensificando o trabalho de cobertura com telas de tanques e reservatórios que são focos dos mosquitos”, complementou o vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira. Ele ainda ressaltou ser fundamental a integração das três esferas: municipal, estadual e federal para que, através das ações de cada uma, haja a redução do índice de infestação na cidade.

O Coordenador Nacional de Dengue, Giovanini Coelho, observou que o município já vem executando a mobilização da comunidade e divulgando campanhas publicitárias informativas, o que considera importantes estratégias para controlar a proliferação do mosquito. “Itabuna vem enfrentando o problema da dengue e, para isso, está articulando a equipe de agentes de endemias e desempenhando todas as ações baseadas nas orientações do Sistema Único de Saúde. Vem demonstrando maturidade ao se empenhar para não repetir os índices do verão passado”, ressalta o coordenador nacional das ações contra a dengue.

Em relação ao uso do larvicida, Giovanini explicou que, regularmente, é realizada uma avaliação de resistência do inseto ao produto. Assim, a partir de janeiro, haverá a substituição do larvicida em Itabuna.