Novo Projeto em Itabuna:“Anjo Guardião”

Proporcionar o bem-estar às crianças e adolescentes carentes e em situação de risco que forem encontrados nas vias públicas do setor comercial de Itabuna, oportunizando-lhes a prática de atividades de lazer, esportivas, de recreação e culturais. Esse é o principal objetivo do Projeto “Anjo Guardião”, que faz parte do Plano de Operação/2009 – “Boas Festas” do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Itabuna, que será implantado pela soma de esforços do Poder Público Municipal e das diversas entidades da sociedade civil.

Serão oferecidas oficinas de esportes, teatro, dança, música, artes, saúde humana, informática e multimídia, além do passeio educativo e cultural a locais como Ceplac, Uesc, shopping, quartéis da PM e Bombeiros, Fundação Cultural de Ilhéus, teatros, cinemas, parque de diversões e parques ecológicos. As atividades, que acontecerão no período das férias escolares, serão acompanhadas por profissionais especializados e capacitados para desenvolver uma metodologia nos moldes de colônia de férias, sob a coordenação geral do Centro de Referencia Especializada de Assistência Social (CREAS). Outra meta do projeto é promover a integração pais e filhos, buscando uma participação mais efetiva da família.


Apoiando a execução da ação social, a Prefeitura de Itabuna vai disponibilizar alguns serviços e profissionais que garantirão a estrutura necessária, dando condições para que o projeto possa acolher um maior número de menores em situação de exclusão social, apresentando às crianças novas possibilidades e, até, conscientizar os seus responsáveis legais a retirá-las das ruas.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) vai oferecer ônibus para transportar os jovens, facilitando o acesso ao local do circuito, compreendido entre a Vila Olímpica Fernando Gomes, Colégio Estadual de Itabuna e Usemi, e ainda às atividades fora do circuito (passeios educativos). Já o almoço e lanche serão doados pela Secretaria da Assistência Social (SAS). Também participarão as Secretarias de Esporte e Recreação, da Saúde e da Indústria, Comércio e Turismo.