Prefeito Azevedo quer trânsito mais humanizado em Itabuna

Ao acionar pela primeira vez o conjunto semafórico instalado nas imediações do Jequitibá Plaza Shopping, na manhã desta terça-feira (22), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, afirmou que uma das metas da atual administração é trabalhar para que o cidadão itabunense tenha assegurado o direito de ir e vir, com autonomia e segurança. “Assim, estaremos humanizando as relações no trânsito, estabelecendo o respeito mútuo entre motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas”, disse.


Azevedo lembrou que a sinalização na Avenida Aziz Maron faz parte do planejamento estratégico do governo municipal, visando dar à cidade melhores condições de acessibilidade e mobilidade, onde todos possam se sentir incluídos. “Assegurar a todos o direito de usufruir os espaços públicos em condições de igualdade é um dever da administração municipal. Enquanto gestores, nós buscaremos cumprir este princípio, sem discriminar ninguém”, declarou.


O prefeito ressaltou os investimentos feitos pela Prefeitura na aquisição de equipamentos de sinalização vertical e horizontal, bem como as intervenções feitas em pontos críticos. “Itabuna caminha para festejar seu primeiro centenário e estamos trabalhando para que todos possam viver em nossa cidade com mais qualidade de vida. Nesse sentido, a segurança no trânsito é um dos fatores que contribuem para atendermos esta expectativa da população”, enfatizou Azevedo.


O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, observou que, desde o início da intervenção, as pessoas têm se manifestado a favor da nova sinalização. Isto, segundo ele, serve para ratificar o estudo técnico desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), cujos resultados mostraram a necessidade da instalação de um conjunto semafórico, adaptado com botoeira.


Wesley declarou ainda que, durante a fase de teste, os técnicos do Settran constataram que não haveria problemas para o trânsito nos dois sentidos da avenida, apesar do grande fluxo de veículos e pedestres. “A partir de agora, as pessoas que transitam nas imediações do shopping e dos consultórios médicos próximos, podem atravessar a avenida com mais segurança e, consequentemente, com menor risco de acidentes”, pontuou Melo. Ele lembrou ainda que as intervenções incluem rampas para deficientes físicos e de dois novos abrigos de ônibus.