segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ficc vai levar arte e cultura para os bairros de Itabuna

O ano de 2010 promete ser o ano da cultura em Itabuna. Pelo menos é o que pretende a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que já tem projeto para levar a arte a todos os bairros da cidade.


De acordo com o presidente da fundação, Cyro de Mattos, um dos passos para a execução do projeto é a criação de núcleos culturais, principalmente nos bairros mais populosos. Os núcleos deverão incentivar a formação de grupos artístico-culturais, que é, na verdade, um dos principais objetivos da proposta.


“Levar o teatro, a música, o canto, o cordel, o artesanato e tantas outras manifestações culturais para a população que nem sempre tem acesso à arte, com certeza vai ajudar na divulgação e valorização da cultura de nossa cidade, ao tempo que funcionará como importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social”, destaca o presidente.


Mattos diz ainda que, com ações mais descentralizadas, é possível promover o fortalecimento da cultura sob vários aspectos, e fortalecendo a cidadania como um direito fundamental de todos. Ele também lembra que, os poucos, os recursos disponíveis na fundação permitiram a realização de uma série de eventos que movimentaram o setor cultural em Itabuna em 2009.


Entre as ações destacadas pelo presidente, estão o Festival Multiarte Firmino Rocha, o lançamento do livro “Obra Reunida”, de Plínio de Almeida, a continuidade das oficinas de Iniciação Artística, em sua segunda etapa, a realização da I Conferência Municipal de Cultura, o Concurso Nacional do Símbolo-Marca do Centenário da Cidade, a ampliação do acervo da Biblioteca Plínio de Almeida e a realização de eventos nas mais diversas datas comemorativas, a exemplo do Semana Santa com a peça A Paixão de Cristo, e o Dia da Consciência Negra.

AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: