terça-feira, 30 de março de 2010

Descartada no Hospital de Base de Itabuna negligencia na morte de paciente de Camacã



O presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna, Antônio Costa, determinou a apuração da morte do paciente José Carlos Claudino, 47 anos, ocorrida no último sábado, dia 27, numa ambulância procedente de Camacã, logo ao chegar no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O dirigente da entidade mantenedora do Hospital de Base informou que, ao saber do óbito, exigiu de imediato uma rigorosa apuração dos fatos. “Ficou constatado que a ambulância trouxe um paciente vomitando sangue, sem nenhum aviso por parte do Hospital da Camacã para reservação de leito. O veículo estacionou e o motorista entregou o relatório ao setor de triagem”, relata.


Quando estavam cuidando dos procedimentos para atendimento do paciente, o motorista da ambulância retornou à portaria informando que o paciente estava inconsciente. Logo em seguida foi deslocado até o veículo o médico Vitor Lapa, que constatou o óbito. “Entre o momento da chegada da ambulância, constatação do óbito e providências para a emissão do laudo cadavérico em Camacã, uma vez que a morte ocorreu durante o traslado do paciente, não demorou 40 minutos”. Costa também estranha que um paciente instável e em estágio terminal tenha sido transportado sem acompanhante e sem uma medicação ou soro.


O médico Vitor Lapa explica que a morte do paciente José Carlos Claudino ocorreu antes mesmo do paciente ter recebido atendimento médico no Hospital de Base. Ele informou que a vítima chegou ao estacionamento do hospital já sem sinais vitais, sem acesso venoso periférico para hidratação e em condições de remoção inteiramente desfavoráveis no trajeto de Camacã, onde residia, até Itabuna.


Segundo o médico, a ambulância que o trouxe o corpo não tinha equipamento de oxigênio, nem oxímetro de pulso e apresentava um precário sistema de atendimento para primeiros-socorros. Vitor Lapa explica que fez a comprovação do óbito ainda na ambulância, para onde se deslocou para prestar os primeiros atendimentos em função da gravidade do quadro apresentado pela vítima


AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: