Itabuna promove curso de gestão ambiental


A Prefeitura de Itabuna promoveu, no período de 17 e 18 de junho, um curso de capacitação em gestão ambiental para 25 fiscais do município e os integrantes do Conselho de Meio Ambiente. O curso foi promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e foi elogiado pelo presidente do CMA, Antônio Fontes.
Ele considera importante a difusão do conhecimento e a aplicação correta da legislação ambiental no exercício do trabalho de fiscalização.
O curso foi realizado em dois dias e envolveu informações sobre legislação e licenciamento ambiental, fiscalização e outorga de água: “A idéia é fugir do achismo, com um trabalho focado na própria legislação e no conhecimento da própria lei”.
A bióloga Antônia Vieira da Encarnação ministrou uma aula sobre a degradação ambiental e o seu impacto no meio ambiente, bem como quanto ao mercado de carbono. Para ela a questão é complexa, porque o meio ambiente não tem fronteira e um fato isolado como o acidente em um poço de petróleo no Golfo do México, tem uma dimensão em escala planetária.
Outro exemplo citado por ela é com relação ao uso do BHC, que foi usado largamente em vários países ao longo dos anos e mesmo com a suspensão do seu uso em escala global, ainda existem resíduos encontrados nas focas do pólo Sul:
“A idéia é discutir propostas para melhorar as condições de vida da população com sustentabilidade, colocando em foco questões mundiais”.
Já o advogado Guilhardes de Jesus Júnior destacou como importante a preocupação do governo municipal em capacitar os agentes públicos, oferecendo maior segurança na prestação de serviços públicos e ao mesmo tempo oferecendo ferramentas para o cumprimento da legislação ambiental.