Prefeitura de Itabuna e sindicato definem reajuste salarial para servidores


Os servidores municipais de Itabuna terão um reajuste salarial de 4,11%. O percentual foi definido nesta segunda-feira (21) durante uma rodada de negociação entre o prefeito Capitão Azevedo, secretários municipais e o sindicato da categoria.
No encontro, o prefeito disse que o desejo era poder oferecer um reajuste maior, mas em função do seqüestro de verbas que o município vem sofrendo seria impossível conceder o valor pretendido pelo sindicato. "Mas não desistimos da luta e estamos buscando novos caminhos que nos garantam manter em dia tanto o pagamento do funcionalismo quanto dos fornecedores".
Para a procuradora do município, Juliana Burgos, o encontro foi bastante positivo. Ela afirmou que o momento é de entendimento e a discussão se faz necessária para os avanços nas negociações dentro da realidade que o município vive atualmente. "Não podemos extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, só foi possível conceder esse percentual que é o máximo que a administração pública pode fazer agora".
O secretário de Administração, Gilson Nascimento, que também participou do encontro, disse que a negociação transcorreu de forma sincera e participativa e adiantou que com isso a Prefeitura faz a reposição dos índices inflacionários do período.
A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sndiserv), Carla Lúcia, também considerou o encontro como um avanço, ao afirmar que "hoje a categoria tem uma mesa de negociação permanente com a administração municipal, não apenas para discutir a questão econômica, como também com respeito à valorização do servidor, sobre as condições de trabalho e outras questões que vêm sendo debatidas com o prefeito e seu secretariado".