Conselho Municipal de Itabuna dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promove, no próximo dia 16, no auditório da FTC, o seminário Diagnóstico da realidade das crianças e adolescentes de Itabuna. O evento começa às 14 horas e é destinado a todas as instituições envolvidas na defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de estudantes.
De acordo com a secretária do Conselho Municipal, Jacilma Rosa Santos, o encontro servirá para avaliar a ordem de prioridade das propostas de ação voltadas para a defesa dos direitos da criança e do adolescente e, também, refletir sobre as propostas do diagnóstico da realidade das crianças e adolescentes em situação de risco em Itabuna.
Ela informou que o diagnóstico, em fase de conclusão, espera ser provado pelo Instituto Votorantim a fim de acarear recursos a serem investidos em programas de defesa da criança e adolescente. O documento esta sendo elaborado por uma comissão criada para este fim e deverá ser concluído até dezembro, quando será transformado em livro.
“O diagnóstico aponta os principais problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes, a violência domestica, o abandono e o envolvimento com drogas. Também sugere ações que venham contribuir para a mudança da situação atual”, justificou a secretária.
A comissão responsável pelo diagnóstico é formada por um assistente social, um geógrafo, dois conselheiros tutelares e um estagiário de administração e é coordenada pela presidente do CMDCA, Celeste Aída Seara.