sábado, 29 de janeiro de 2011

Plano de Segurança Pública de Itabuna

Esta em nossa cidade, pesquisadores do Instituto Prosem o intuito de visitar algumas secretarias e autoridades do nosso município para fazer um levantamento da realidade das secretarias e o quanto a violência tem afetado o desenvolvimento das mesmas o Instituto solicitou a presença de um guarda municipal para os acompanharem nessa jornada o primeiro setor a ser visitado foi a SEDUR doc. Pois fazer um levantamento cartográfico de Itabuna e do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) em uso materiais como mapas e documentos cedido pelo setor esses levantamentos será útil na distribuição geográfica da criminalidade.

Secretária de Desenvolvimento Urbano
Com a atenção e gentileza dos funcionários o que solicitamos fomos atendidos em seguida via oficio foi solicitada uma entrevista com o secretario de desenvolvimento urbano o Sr. Fernando Gomes Vita que ao ser entrevistado respondeu a seguinte pergunta
-Como a violência tem interferido no desenvolvimento dos trabalhos da secretaria e qual a medida tomada para solucionar os problemas de saneamento básico, pavimentação e melhoria na qualidade de vida da população?

A nossa secretaria tem enfrentado dificuldades com a falta de verba e a crise que vem enfrentando a prefeitura a falta de pessoal pois estamos trabalhando com o pessoal reduzido do que venha ser necessário para o bom andamento desta secretaria.

O Secretário apresentou de forma sucinta, de que forma funciona o trabalho da secretária, o mesmo relatou que, o trabalho começa na Secretária de Assistência Social, onde é feito todo um levantamento das necessidades daquele local, em seguida é encaminhada para a Secretária no que diz respeito à Urbanização e Pavimentação. Momento em que, é elaborado um plano de ação e capitação de verbas para ser executada.

• Projetos de urbanização e construção de novas casas populares, em bairros de nossa cidade; ( Bairros: Fernando Gomes com 97 (noventa e sete casas), Maria Pinheiro com 190 (cento e noventa casas), tendo em vista quê, já estar em planejamento a construção de novas casas, no Bairro Daniel Gomes, que entregará ao projeto de urbanização.

Ao ser questionado sobre a violência em nosso município ele se pronunciou da seguinte forma: “A violência estar em todo o lugar, aqui em São Paulo, no Rio de Janeiro, e melhor colocando, em todo o mundo.”

Secretária de Saúde
Neste levantamento os pesquisadores estiveram na secretária de saúde, afim de que, o Secretário concedesse uma entrevista com o propósito de terem uma perfeita compreensão do entendimento da Secretaria Municipal de Saúde, com relação as questões de violência no Município de Itabuna e seu impacto na qualidade de vida da população itabunense. Nessa condição o Secretário convidou a Coordenadora da educação permanente de saúde Poliana que é Enfermeira Sanitarista do Quadro efetivo do Município. A mesma pontuou;

• O alto conhecimento de informações dos traficantes;

• A corrupção de algumas corporações de segurança publica;

• As atividades ilegais;

• O domínio da marginalidade;

• A preocupação com a situação de risco, que vem causando grandes problemas de saúde, como pressão alta, extrêz e traumas, causando assim um colapso, no sistema municipal de saúde;

• As mobilizações sociais, que vem acontecendo no município, que vem conscientizando a população.

Secretária de Assistência Social
Cumprindo uma escala de pesquisa, a equipe de pesquisadores entrevistou também a Secretária Marina Silva, a responsável por esta pasta. Participaram também da entrevista as,Diretoras dos projetos desenvolvidos pela secretária,que estão em atividade no momento. A professora Moema Oliveira, responsável pela diretoria de proteção social especial (PETI, CREAS e Violência Contra a Mulher). A Srª Eliomar Santana Dr. Dep. De Proteção Social Básica, durante a entrevista transcorreu com um bate papo entre a secretária, diretoras e os pesquisadores. Destacando a importância dos projetos, para o município e pontuou algumas necessidades do projeto;

• Dinâmica e ação que visa atrair a atenção dos participantes dos projetos;

• Trabalho direto com a família dos participantes, em conscientização dos eventos realizados pelos projetos;

• Os parceiros que ativamente tenham contribuído para o sucesso dos projetos;

• Alguns relatos importantes dos participantes, que tem sido relevantes para que se haja a necessidade de continuar, trabalhando em prô do social.

• A sexualidade e o envolvimento com todo o tipo de situações que torna a criança e o adolescente vulneráveis.

A criança desde que nasce tem seus direitos violados. Os pais por sua vez, implicam na evolução do caráter do individuo.

Destacado também pela secretária um compromisso, ao assumir a pasta, que sairia da zona de conforto e estaria juntamente com o povo, gerindo e gerenciando as dificuldades da população, e em consonância com o poder publico desenvolver ações legais, para administrar estas dificuldades. A secretária também destacou a grande importância do envolvimento da equipe, que é necessário.
Redação: ASCOM; Texto: Sub.Insp.Mauricio

AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: