Settran inicia vistoria no transporte escolar em Itabuna

A Secretaria de Transporte e Trânsito deu inicio desde a segunda-feira (14), a vistoria do transporte escolar em Itabuna. A fiscalização está sendo feita na sede da secretaria, localizada no antigo aeroporto de Itabuna, no bairro Lomanto e a previsão é de que até esta quarta-feira (16), todos os veículos, em torno de 60, passem pela vistoria.



O trabalho visa fiscalizar as condições interna e externa dos veículos desde chaparia e pintura (que deve seguir o modelo padrão nas cores amarelo e preto) e faixa com a inscrição “escolar”, além de placas vermelhas. Também é fiscalizada a documentação pessoal do proprietário, do condutor e do veículo também. Cada carro vistoriado recebe um adesivo indicando a legalização e o ano da vistoria.



O titular da Settran, Wesley Melo, lembra que a fiscalização é uma rotina anual feita por sua secretaria e visa assegurar que o transporte esteja dentro das normas exigidas por lei municipal, mas, sobretudo, objetiva garantir a segurança das crianças que se utilizam desse serviço em Itabuna. “A responsabilidade é de todos; do município responsável pela fiscalização e pelos proprietários e condutores que devem seguir as normas que vão garantir tranqüilidade e segurança para todos”.Wesley disse que hoje o profissional está mais consciente sobre os perigos de um transporte clandestino, tanto que já estão unidos numa cooperativa e cadastrados na secretaria. “Os pais também devem se conscientizar na hora de escolher um serviço dessa natureza para entregar seus filhos. Temos um trânsito complicado em Itabuna e por isso é preciso cuidado, profissionalismo e muita responsabilidade”. O diretor da Cooperativa dos Proprietários e Condutores de Transporte Escolar, Pedro Miguel Júnior, considera importante o trabalho feito pela Secretaria de Transporte e lembra que ainda é grande o numero de transporte clandestino em Itabuna, o que, segundo ele coloca a vida dos usuários em perigo.Ele disse ainda que a cooperativa que foi criada este ano, foi oriunda da antiga associação de proprietários de condutores de transporte escolar e vem trabalhando em conjunto com a Settran, no sentido de garantir a segurança das crianças transportadas diariamente de suas casas para as unidades escolares e vice versa.
Fonte: Radar Noticias.com