Guarda Municipal marca presença nos três circuitos do Carnaval

Nas últimas 24 horas, das 7h de ontem (4) às 7h de hoje (5), a Guarda Municipal de Salvador, pôde ser percebida por um maior número de foliões nos três circuitos oficiais da festa. "A população já começa a se acostumar com a presença dos agentes da Guarda Municipal em grandes festas e percebe as suas mais variadas funções em apoio aos diversos órgãos do poder público", afirma o Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, coronel Sergio Raykil.
De acordo com o Setor de Estatística – SEEST da SUSPREV, neste período, a Guarda Municipal registrou 18 ocorrências (05 apreensões de arma branca, 04 agressões com lesão corporal, 08 objetos encontrados e 01 condução de autoridade). Em comparação ao mesmo período do ano passado (32 ocorrências), houve redução de 44,75% no número de registros.
Depois de trinta carnavais de trabalho duro, sempre na Avenida Sete, o ambulante Luis Jorge Silva, 56 anos, resolveu se instalar na Praça da Piedade. "Senti segurança aqui com a presença dos Guardas", relata ao se referir ao Grupamento de Operações com Cães- GOC, de prontidão no local durante todos os dias da folia momesca. "A Guarda é uma instituição ainda nova, mas isso não afeta o profissionalismo dos agentes. Sempre fui muito bem tratado", complementa. Além de presentes em todo o circuito Osmar (Avenida), os agentes de segurança do município podem ser vistos na Central da Secretaria Municipal de Saúde- SMS (Comércio), no Posto Observatório da SEMUR, no Elevador Lacerda, Plano Inclinado do Pilar e Plano Inclinado Liberdade/Calçada.
No circuito Dodô (Barra - Ondina), a Guarda Municipal atua nos seguintes locais: Avenidas Ademar de Barros e Centenário, Farol da Barra, além do efetivo nas viaturas e motocicletas. Na Central de Vídeo- Monitoramento da Companhia de Governança Eletrônica - COGEL, agentes treinados fazem o monitoramento de câmeras de alta definição distribuídas em pontos estratégicos da cidade de Salvador.
No circuito Batatinha (Centro Histórico), onde há uma Base Operacional da SUSPREV, o segundo dia de Carnaval 2011 ocorreu tranquilamente, com a presença de Guardas Municipais por todo o percurso, garantindo o apoio às ações da Polícia Militar e demais órgãos com atuação na área.