Itabuna capacita alunos da Educação Infantil para primeiros socorros


O Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado, no bairro Santa Clara, promove nesta sexta-feira(25) uma capacitação para primeiros socorros, destinada a alunos, professores e funcionários da unidade. O evento está programado para as 10 horas da manhã. O objetivo é ensinar aos participantes como usar corretamente um extintor, como detectar possíveis focos de incêndio, e ainda como prevenir acidentes envolvendo fogo e água, no caso de um afogamento.
A capacitação será feita por soldados do Corpo de Bombeiros. A corporação já mantém, inclusive, um projeto que ensina também onde os extintores devem ser instalados, como utilizá-los e as diferenças existentes para cada tipo de incêndio.
Segundo a diretora da escola, Mônica Gonçalves Silva, logo após a palestra será realizada uma oficina para demonstrar na prática, o que os participantes aprenderam durante a aula teórica. Esta é a primeira vez que a escola promove um evento dessa natureza. Segundo Mônica, a capacitação é importante não apenas para os alunos, mas para todos os participantes, “como forma de garantir a segurança na escola, em casa, no trabalho e no dia-a-dia da comunidade”.         
Ela lembra que os alunos são importantes agentes multiplicadores de informações, daí a preocupação em prepará-los. “Muitos acidentes podem ser evitados com alguns cuidados básicos, quando se tem conhecimento do que fazer num momento de necessidade”, reforça a diretora.
  Segundo a diretora, o projeto de prevenção contra incêndio será levado a todas as demais unidades de ensino da rede municipal em Itabuna.