quinta-feira, 24 de março de 2011

Prefeitura de Itabuna beneficia 600 agricultores


"Obrigado Azevedo, por beneficiar a agricultura familiar"
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, realizou na manhã de terça-feira(22), em seu gabinete, a entrega simbólica de sementes para o plantio de milho. Com isso, serão beneficiados cerca de 600 agricultores. Ao todo, nove associações e dois assentamentos de reforma agrária, instalados na cidade, foram beneficiados.
Para o gestor itabunense, a iniciativa está dando certo, pois envolve a união de instituições municipais, estaduais e federais para atender a uma necessidade da população rural. “O Pronaf [Programa Nacional de Agricultura Familiar] é o mais completo, pois ‘dá o anzol e ensina a pescar’”, avaliou o Capitão Azevedo.
O Pronaf, lembrou o prefeito, envolve União, Estado e Município, além de outras instituições – “que dão as mãos para acontecer e ter sucesso”. “Que as mãos de Deus iluminem essas sementes, para que elas sempre reproduzam o dobro, o triplo, para que possa trazer a alegria que é cuidando do campo, dando alegria às suas famílias”, concluiu ele, ao fazer a entrega.
Presenças
Estiveram presentes ao encontro os secretários de Agricultura e Assistência Social de Itabuna, Marcelino Oliveira e Marina Silva, respectivamente, técnicos e agrônomos da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), além de produtores da agricultura familiar.
Os beneficiados, que integram o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), serão contemplados com a distribuição de 600 quilos de milho. O material será plantado ainda durante esse mês de março, período que faz alusão a São José, padroeiro da cidade. A tradição mantida pelo Governo Azevedo, segundo o secretário Marcelino Oliveira, contribui para que se tenha uma safra numerosa em junho. “Mantemos a tradição da nossa região para a distribuição de sementes de milho de qualidade para toda agricultura familiar do município”, frisou.
A presidente da Associação da Roça do Povo, Edneide Rosa de Santana, uma das contempladas, comemorou a iniciativa do Poder Público Municipal, com esperança de garantir muito milho no mês de junho. “A gente pretende plantar 200 hectares de milho, pois são 380 produtores, que têm outras variedades, mas que também estão plantando um pouco. Então, com certeza nós teremos uma grande safra”, disse, animada, a líder comunitária.
Orientação
Muito além da repartição das sementes aos agricultores, a ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Itabuna integra também o trabalho educativo, que será realizado por técnicos e agrônomos, da Ceplac e EBDA. A ideia é promover uma orientação técnica sobre o cultivo de milho aos produtores que adquiriram a semente, e, além disso, torná-lo autônomo para a produção e o gerenciamento de suas sementes.
“Nós não estamos nos restringindo em somente entregar as sementes; sempre estamos iniciando, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabuna, um trabalho com os produtores, para que eles mesmos produzam as suas sementes e eliminem o grau de dependência dos poderes públicos. Nós queremos que o produtor seja autônomo e produza a sua própria semente”, ressaltou o técnico da Ceplac, Edvaldo Pinheiro.
Sugestão de legenda: O prefeito Capitão Azevedo, na entrega das sementes aos produtores

AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: