terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ajudar, ajuda-me?



Olá amigos, como sabem-se, estou atualizando este blog e o site da GCM-Itabuna. Por tantas, nesta semana, chegou a última gota d'água. Até onde, ajudar o outro me ajudaria?
Pois bem, lendo várias reportagens sobre, as instituições governamentais e não-governamentais, solicitando ajuda dos cidadãos para resolver problemáticas, do campo de atuação dos reposáveis e não dos cidadãos, assim percebi uma coisa: "Se as instituições, pedem ajuda aos cidadãos para resolver seus problemas, a quem, os cidadãos solicitarão ajuda para resolver seus problemas?"
Pois bem, com este pensamento martelando-me, fiz algumas reflexões sobre minha vida profissional e pessoal, por esta semana. Vejamos, quando uma senhora não pede ajuda para atravessar, uma rua, e eu não à ajudo, sou um profissional despreparado e um cidadão desmerecedor deconviver em grupo.
Quando uma pessoa pede-me esmola, eu pergunto: Não gostaria do pão, no lugar do dinheiro? A pessoa grossamente responde: "Seu chato, não quero mais nada de você!" Quando um colega de trabalho, pede-me uma ajuda no serviço, quando este que me pede ajuda é igual em hierarquia ou inferior, estar tudo bem. Mas, quando quem solicita ajuda é superior à mim e eu o ajudo, sou puxa-saco. Pois bem, até onde ajudar, me ajuda?
Eu imaginava, antes de ingressar na vida pública, que ajudar os outros seria um prazer imenso, além de ser obrigação da função. Mas, hoje  vejo que não é bem assim. Mas, porque não é mais bem assim, quando o certo é ajudar sempre às pessoas, sem querer nada dela em troca?
Ai, neste momento percebo qual foi a minha escolha de vida. Escolhi ter uma vida, de servidor público, como vários outras pessoas, imaginando ajudar. 
Pensando assim, o ato de ajudar, é algo tão íntimo quanto o de pedir ajuda. Pois, quando pede-se ajuda, humilha-se à quem se pede à ajuda. Mas, enquanto ajudar, arrisca-se em ser visto como, errado, puxa-saco, pre-potente, arrogante...
E quando não ajudar é visto, das piores formas possivéis...
Com este pensamento, o que você faz quando alguém lhe pede ajuda? Comente aqui em baixo... Participe!

AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: