sábado, 17 de setembro de 2011

FICC promove exibição de documentário sobre Ferradas

O documentário “Ferradas – Um Berço Amado”, com roteiro e direção de Raquel Rocha, foi exibido no último sábado (10), para pessoas da comunidade e convidados na Igreja Católica de Ferradas. O projeto tem o apoio institucional da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e entrada franca.
A presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Sandra Ramalho, explica que a exibição do filme faz parte do programa de difusão cultural e visa ao mesmo tempo o resgate da memória histórica de Itabuna, um projeto que vem implementando ao assumir na direção da entidade.
Ela destacou ainda a importância de Ferradas na história de Itabuna e como fonte de inspiração de escritores como Jorge Amado, além da sua contribuição para a formação de toda uma vida cultural através do acúmulo de informações e do conhecimento da própria população, o que se manifesta nas diversas atividades como o artesanato, a literatura e a música.
Documentário
O documentário mostra Ferradas como um lugar de pessoas de vida simples e com um passado histórico, que jamais será esquecido pelas futuras gerações. Naquele cenário nasceram o escritor Jorge Amado e o poeta Telmo Padilha, além de empresários, políticos, profissionais liberais e pessoas que se destacaram na comunidade como a parteira Dona Maria.
A cineasta Raquel Rocha explica que o filme registra um tempo e um espaço que parecem ter ficado não apenas na história.  “Procurei registrar neste documentário, através de  depoimentos de moradores antigos de Ferradas, as histórias que jamais seriam esquecidas por quem as viveu e que agora ficam como registros verdadeiros para as futuras gerações”, conta.

AVISOS

DESTAQUE

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito –Sesttran – realizou durante o dia de quarta-feira (08) uma operação de fisc...

LINKS ÚTEIS

SERVIDOR

IDENTIFIQUE-SE
Usuário:
Senha: