Guarda Civil Municipal comemora investimentos estruturantes

No dia dedicado à Guarda Civil Municipal, comemorado nesta segunda-feira (3), o subcomandante Adenilson Rodrigues Costa registra avanços alcançados pela corporação. Segundo ele, nos últimos três anos a guarda conquistou reconhecimento do poder público municipal, obtendo a instalação de sede própria, manutenção de garantias trabalhistas, como o adicional de periculosidade, e a realização de capacitações.
corporação é formada por 230 guardas, com duas equipes especializadas, o Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam), com 15 homens, e o Grupamento de Operações e Ações Preventivas(Goap), com 16 integrantestendo como comandante o CapitãoWalmir Souza. Entre as atribuiçõesdeve resguardar o patrimôniopúblico municipal, incluindo logradouros públicosunidades básicasde saúdeescolas, Câmara de VereadoresPrefeituraentreoutros.
A classe conquistou sede própria, com três salas, computadores novos, auditório e alojamento. Com investimentos captados pelo município junto ao Governo Federal, o comando adquiriu sete viaturas, sendo quatro motos e três carros. “Temos muito que comemorar pelo reconhecimento dado à classe nos últimos anos”, declarou o subcomandante.
Histórico
A Guarda Civil Municipal foi fundada em 3 de maio de 1989, com a Lei número 1.448. Logo depois, em 4 de julho 1990, a classe foi regulamentada pelo Decreto número 4.201, que prevê as funções, as punições e atribuições.



DCS/PMI - Texto: Viviane Cabral – Fotos: Pedro Augusto 03/09/12