GMS e Transalvador promovem ações educativas no trânsito de Salvador


Em função da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 17 e 25 de setembro, hoje (20) e amanhã (21), a Guarda Municipal e a Transalvador realizam ações educativas em locais de grande fluxo de veículos e pessoas na capital. Fruto da parceria entre os órgãos, a iniciativa visa conscientizar motoristas e pedestres a serem mais cautelosos e prudentes, com base no tema escolhido anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para o evento: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência nas vias de tráfego. Vale ainda ressaltar que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade. “Nosso foco é a conscientização de jovens, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito”, afirmou o GM Davi Rocha, enquanto distribuía panfletos para uma jovem motorista na região do Colégio Ancheita, no bairro da Pituba. A ação agradou aos pais e alunos da instituição que, diariamente, frequentam o local. “Aqui é muito movimento neste horário; o cuidado com todos é louvável”, afirmou a ortopedista, Virgínia Cerqueira, mãe de dois adolescentes. Amanhã, os agentes da Guarda Municipal e da Transalvador estarão na Avenida San Martin, em frente ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com o Detran-BA, a Semana Nacional do Trânsito na Bahia, tem como maior expoente de ação setorial proposta pelo CONTRAN, o Transitando – II Seminário sobre Segurança no Trânsito, que acontece no Auditório da Secretaria de Agricultura do Estado, Centro Administrativo da Bahia. Para acessar a programação do evento que prossegue até o dia 21, acessar www.detran.ba.gov.br