Boletim do Dia

Colunista Gilvan Lima


MAIS UM AGRICULTOR AGREDIDO POR MEMBROS DA GANGUE DO BABAU

Buerarema – Um agricultor identificado como Alessandro Correa dos Santos foi agredido por índios da tribo Tupinambá neste final de semana. De acordo com a vítima, ele foi agredido por um grupo de índios liderados pelo Cacique  Babau, após realizar uma colheita de cacau em sua propriedade.



Entenda o caso
No último sábado, 09/11, pequenos agricultores de Buerarema solicitaram apoio da Polícia Federal e da Força Nacional para colher cacau em suas propriedades. De acordo com a vítima, três viaturas da polícia o acompanharam até o local. Agricultores e trabalhadores rurais foram até as fazendas e realizaram a colheita. Por volta das 16h30, segundo as vítimas, o Cacique Babau chegou ao local acompanhado de 50 homens armados.



As viaturas da polícia seguiram um grupo de índios para tentar evitar o confronto. Ainda de acordo com a vítima, as viaturas ficaram presas em uma emboscada. Árvores foram derrubadas para impedir que a polícia retornasse a sede da fazenda. Enquanto isso, agricultores e trabalhadores foram agredidos pelos índios. Alguns homens conseguiram fugir do local. Tiros foram disparados, mas ninguém foi atingido. Segundo Alessandro, o Cacique Babau, o agrediu com  panada de facão, chutes e galho de araçá.



DOIS ASSASSINATOS NO FINAL DE SEMANA EM ITABUNA
Estava bom demais pra ser verdade! O mês de novembro parecia que iria bater o recorde de mês mais tranquilo na nossa cidade, mas somente em um dia duas pessoas foram vítimas de tiros no bairro Gegeu Rocha, às 11h da manhã de ontem, 10/11, o primeiro. Até o fechamento desta matéria estava sem identificação. Segundo os moradores do bairro, o morto não é de lá. Foram vários tiros deflagrados contra a vítima, que faleceu no local. Uma pessoa disse é o Neguinho do Gogó da Ema, mas não foi confirmado.



O segundo homicídio teve como vítima o jovem identificado como Marcos Murilo Viana da Silva, 17 anos, que segundo informações vivia no mundo do crime. Já à noite recebeu vários disparos de arma de fogo e foi a óbito. Foi o assassinato de número 117 este ano, e o 2º do mês de novembro. Em setembro foram 15 homicídios e em outubro apenas 06.



CASAL DE MOTO ESTÁ PRATICANDO ASSALTOS EM ITABUNA
Um homem e uma mulher trajando calça e blusa assaltaram uma comerciante de carne no final de linha do São Caetano, na noite deste domingo (10). A vítima estava sentada na calçada da casa dela conversando com duas amigas, quando foi abordada pelo casal que estava de moto. A carona portava uma arma e já foi apontando e encostando no rosto da vítima. Em seguida exigiu que a mesma lhe entregasse o celular. De acordo com as informações colhidas pelo Plantão Itabuna, os assaltantes são agressivos.



A PM tentou encontrar os criminosos, mas sem sucesso. Já em outra localidade, no centro de Itabuna, um casal também de moto e armados, tentavam praticar outro roubo, mas não conseguiram e a polícia avisada. De acordo com o delegado plantão, a dupla mencionada nos dois casos pode ser a mesma, porém, não existe uma informação oficial.



JOVEM ENCONTRADA MORTA NA PRAIA EM ILHÉUS
Uma mulher, identificada por Stefany Ferreira, foi encontrada morta na manhã de sábado (09), na praia do Marciano, zona norte de Ilhéus.  O corpo estava cheio de hematomas, principalmente na parte do rosto e da cabeça, dando indícios de que ela foi bastante espancada antes de vir a óbito. 



A vítima era estudante do Colégio Estadual de Ilhéus e residia no bairro do Teotônio Vilela. O esposo de Stefany teria registrado ocorrência por volta das 5h da manhã, alegando que ela estaria desaparecida. A polícia  está investigando o crime.



ASSALTANTES DE BANCO CAÍRAM NA BALA
Quatro homens suspeitos de assaltos a banco na Bahia foram mortos, neste sábado (9), após trocar tiros com a polícia. De acordo com informações do G1, os suspeitos estavam em uma casa no povoado de Cafarnaum, no centro norte baiano, quando foram surpreendidos pelo grupo de policias militares da cidade vizinha de Irecê e da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa). 



No local foram encontradas drogas e armas. De acordo com informações da Polícia Civil de Irecê, os bandidos foram localizados após uma denúncia anônima. Segundo o site RFNotícias, os corpos, ainda não identificados, foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A polícia continua em operação para prender outros elementos.  Na última quinta (7), outros  dois homens foram mortos em confronto com a policia na zona rural de Canarana, um deles era acusado de  participação em vários assaltos a banco, a polícia cumpria mandato de prisão, quando ouve uma troca de tiro que terminou com a morte dos bandidos. 



Conforme levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, nos quatro primeiros meses de 2013 foram registrados 64 ataques a bancos e caixas eletrônicos no estado. A maioria deles ocorreu em cidades do interior (52). Os outros 12 foram registrados na capital baiana. As explosões e os assaltos lideram o ranking com 29 e 15 ocorrências, respectivamente. Em seguida, vêm os arrombamentos (13) e as tentativas frustradas (7) dos crimes.

Colaboração de texto: Gilvan Lima - Reportér Policial
Contato: gilfeliz@hotmail.com