Passarela melhora a vida de moradores do Pedro Fontes I e II

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano – Sedur iniciou, hoje, a montagem de uma passarela com 30 metros de extensão e 1,80 metros de largura para atender aos cerca de 10 mil moradores dos conjuntos residenciais Pedro Fontes I e II e dos bairros Antique, São Roque, Santa Inês e Monte Cristo. Amanhã começa a concretagem da estrutura das duas hastes metálicas com 1,3 mil quilos, doada ao município pela indústria de metalurgia Minas Aço.
A descarga da estrutura agradou aos passantes do conjunto residencial que em dias chuvosos sofriam com a dificuldade de chegar às escolas, unidade básica de saúde e casas comerciais localizados nos bairros Santa Inês, Antique e Monte Cristo. Segundo o diretor de obras da Sedur, Fernando Sales, após sua conclusão, a passarela trará mais segurança a centenas de transeuntes que necessitam da passagem, especialmente aos estudantes de escolas públicas pela fácil interligação entre os dois lados do Riacho Água Branca.
Passarela vai melhorar a vida de moradores do Pedro Fontes I e II 1Passarela vai melhorar a vida de moradores do Pedro Fontes I e II
Para a realização da obra, a Prefeitura construiu rampas em concreto armado sobre os pilotis existentes. Agora colocou a estrutura de aço, depois as aplicará placas de concreto armado e fará acabamento e pintura de corrimãos.
Fernando Sales explica que a passarela será de uso exclusivo para pedestre e cadeirantes e será proibido o tráfego de motocicletas e bicicletas. As bicicletas poderão apenas transportadas de um lado para o outro.
Passarela vai melhorar a vida de moradores do Pedro Fontes I e II 2Passarela vai melhorar a vida de moradores do Pedro Fontes I e II
Durante muito tempo para levar os filhos à escola, as famílias dos conjuntos Pedro Fontes usavam uma precária ponte de madeira que, nos dias de chuva era retirada para não ser levada pela correnteza do riacho. Ultimamente, a passagem se dava sobre manilhas com riscos à saúde, já que na enchente de outubro passado o pontilhão improvisado foi levado pelas águas.
Em meados de junho, a Sedur concluiu a construção de uma passarela que interliga os dois lados da Rua Bom Jesus da Lapa, no bairro Sarinha Alcântara, e facilitou o acesso com segurança ao Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente – CAIC Jorge Amado, no bairro Jardim Primavera. A estrutura tem oito metros de comprimento, 1,60 metros de largura, uma estrutura metálica com laje de cimento armado e corrimão. A passarela também era uma antiga reivindicação da comunidade atendida pela Prefeitura.
Passarela vai melhorar a vida de moradores do Pedro Fontes I e II 3Passarela vai melhorar a vida de moradores do Pedro Fontes I e II
________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Luiz Conceição
Fotos: Pedro Augusto