SESTTRAN – Guarda Civil Municipal de Itabuna promove atividade de reciclagem e atualização profissional

Com previsão de encerramento para hoje à tarde, quarta-feira (23.08) estão sendo ministradas aulas de “reciclagem e atualização profissional” (sobre legislação específica) para o efetivo da Guarda Civil Municipal – GCM. A atividade está sendo realizada pelo Núcleo Educacional da corporação, com o objetivo de cumprir a carga horária determinada pelo Ministério da Justiça, que prevê 80h/aulas (anuais) para as “Guardas Civis” em atividades do gênero: cursos, capacitações, treinamentos, etc.
Na manhã de hoje, o Inspetor William Froes (Chefe do Núcleo de Inteligência da GCM) iniciou os trabalhos abordando “Os Princípios e Competências da Atividade da GCM) contemplando o estudo das leis: Nº. 2.248/2013 (que dispõe sobre a criação da Guarda Civil Municipal de Itabuna) e a Lei Nº. 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). Em seguida foi a vez do instrutor GCM Wandércio Paiva (membro da Corregedoria da GCM) que abordou o tema “Direito Penal Aplicado ao Funcionalismo Público”. Hoje à tarde, o instrutor Inspetor Jairo Nunes (Corregedor da GCM) abordará a Lei Municipal Nº. 2.351/2016 (que dispõe sobre a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda) e também, incluindo o tema: “Hierarquia e Disciplina”, encerrando a atividade.




Segundo o Subsecretário de Segurança e Policiamento, da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito – SESTTRAN, Ten. Cel. PM Washington Idilceu Bastos, a atividade integra um conjunto de ações que estão sendo empreendidas pelo órgão visando atualizar e requalificar profissionalmente a corporação, para melhor servir à comunidade. Já o titular da pasta (SESTTRAN) Cláudio Dourado ressalta que “capacitar o efetivo da GCM é uma das principais metas da atual gestão”, finaliza.
Fonte: Rita Barros Texto e Foto